Composição do prato

Oi gatas…

Tudo certo???

Então, mais uma semana e muitas idéias, muitos temas, muitas dicas, dúvidas constantes… e entre tudo isso o questionamento sobre o que escrever…

Pois bem, durante esse feriadão, aproveitei para curtir São Paulo. Entre a visita ao museu do futebol, a ida ao espetáculo Mamma Mia, a missa no Mosteiro de São Bento e claro uma passada pela “25”, a tendência é se aventurar nisso tudo e esquecer da alimentação. Onde comer, o que comer, como saber as opções adequadas.

A grande dúvida é como manter uma alimentação saudável mesmo durante uma viagem com tantas opções. E claro, que também, durante essa nossa rotina agitada da vida moderna. E é sobre isso que decidi escrever.

Difícil??? Será???

O primeiro passo é entender os quatro grupos básicos necessários diariamente e com isso montar o prato de maneira variada e gostosa.

Os quatro grupos básicos são:

1 – verduras; 2 – leguminosas; 3 – proteína animal e 4 – carboidrato.

O grupo das verduras não tem erro, é só variar entre folhosos (alface, agrião, rúcula, acelga, espinafre…), verduras cruas como (tomate, pepino, ralados…) e legumes cozidos ou refogados com pouco óleo e sem uso de produtos industrializados como caldos prontos. Lembre que quanto mais colorido o prato, mais apetitoso ele se tornará e mais vitaminas e minerais estarão ali. Se você não é muito das verduras, lembre, as papilas gustativas são estimuladas a partir dos sabores a elas expostas, ou seja, quanto mais consumir, mais saboroso aquele alimento se tornará.

No grupo das leguminosas estão o feijão, ervilhas, lentilha e grão de bico. A soja também faz parte desse grupo, mas para ela deixaremos um capítulo a parte, ok. Gente, esse grupo é riquíssimo em proteína de fonte vegetal, além de nutrientes como ferro. Nós temos o feijão como principal produto desse grupo. Muitas pessoas não sabem que podemos substituí-lo por esses outros 3 produtos. As ervilhas congeladas são ótimas opções pela praticidade. A lentilha e grão de bico podem ser cozidos e até mantidos congelados em pacotinhos separados, o que facilita e fica super prático.

As proteínas animais são as carnes, ovos, frango e peixes. Lembrem que as sardinhas e o atum em lata são ótimas fontes de ômega 3 e por isso devem ser comprados em óleo. Gralhados, assados ou até ensopados devem ser as principais opções. Os ovos também podem ser feitos de várias maneiras como cozidos, mexidos e até em forma de omeletes. Muitas pessoas tem medo do ovo por possuir colesterol… sim, mas saibam que o colesterol que ele possui é utilizado no nosso organismo e não altera as quantidades sanguíneas.

Agora o maior desafio está nos carboidratos, correto…. Pois é, os integrais são importantes para o nosso organismo, pois auxiliam no funcionamento do intestino, além de auxiliarem na diminuição de absorção das gorduras. No entanto, não precisamos sempre optar pelos integrais. Alimentos como aipim (mandioca), batata doce, cará e inhame são ótimas opções para trabalhar a variedade. Cozidos, assados ou até em forma de purês.

Pois bem, minhas meninas… a idéia é variar e esquecer principalmente dos diet e lights. O corpo precisa de nutrientes, não adianta se intoxicar de produtos químicos. A saúde não é só calorias.

Por isso, quando você for a um buffett na próxima vez, lembre desses grupos e dentro deles faça as escolhas adequadas, combinado…

Beijo queridas e curtam o final de semana com muita saúde.

E até o próximo post…

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7 Comments

  1. Posted 18/11/2011 at 11:30 AM | Permalink

    Queria tanto respeitar minhas dietas =xxx Até gosto de salada, o problema é que ngm sabe fazer aqui em casa! Aí só como bem quando vou em restaurantes ;)
    Só em viagem que ainda não tive esse habito, não consigo resistir a um Burguer King e àqueles cupcakes que vendem nos quiosques de shopping, são tão chamativos hauishauishaui #morri

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  2. Sabrinaa
    Posted 18/11/2011 at 12:24 PM | Permalink

    Adorei o post! Indormações sobre uma boa alimentação, sempre são bem vindas! Obrigada =)

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  3. Posted 18/11/2011 at 3:15 PM | Permalink

    que dedicação ao blog, eu adorei o poster :) ))))))
    Parabéns!!!
    Beijos :) )

    @ReviewsFashion – Segue o blog no twitter e avisa para eu seguir vc, beijos :)

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  4. Posted 18/11/2011 at 3:32 PM | Permalink

    Ter disciplica e se policiar é tão complicado, né? rs! Eu sempre procuro ser rigida com a minha dieta, mas tem horas que não consigo. Ótimas dicas!! ;)
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

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  5. Cilene
    Posted 19/11/2011 at 12:29 AM | Permalink

    A mais pura verdade em termos de saúde : você é o que você come… Beleza é saúde..Amo muito dicas nutricionais… E além de seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis, adquiri o hábito de consumir duas colheres de LINHAÇA por dia , trituro uma quantidade no liquidificador, passo na peneira , e vou utilizando diariamente…muito Bacana!!Como as Dicas de Nutrição da Dra Andressa . Muito Obrigada !!!E até amanhã..rsrs

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  6. Posted 19/11/2011 at 4:38 PM | Permalink

    Ótimas dicas meninas!
    Vou incorporá-las no meu dia a dia.

    Beijos, Poly
    http://www.cosmopolytan.com.br

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  7. m
    Posted 20/11/2011 at 12:04 PM | Permalink

    Ótimas dicas.

    passa lá no blog
    http://yellowwsubmarine.wordpress.com/
    bjjs

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