GENGIBRE NELE!!!

Oi pessoal, tudo certo amores…

Pois bem, hoje é dia de… gengibre… ou de Zingiber officinale (nome científico).

Amo-o!!! Sim… 

Ele possui muitas propriedades e faz um bem danado ao organismo

Ele é muito utilizado pelos orientais como alimento (temperos, puro, para mascar) ou até mesmo para uso local (uso de óleo de gengibre para massagens).

Eu comecei a utilizar o gengibre nos meus atendimentos principalmente em sucos verde.

Pois bem, conhecia a função anti-inflamatória dele para a melhora de processos como tosses, gripes, inflamações, ou seja, aumento da imunidade. E pesquisando mais a fundo, descobri que além disso, ele também possui ação antioxidante. Essas funções se dão possivelmente devido aos seus alcoóis (gingeróis) e cetonas (gingerdiona e zingerona).

Antioxidantes são substâncias que tem o papel principal de neutralizar radicais livres(RL). As pessoas tem o costume de ter medo de RL, no entanto, saibam que essas substâncias são importantes para que inúmeras reações químicas aconteçam no nosso organismo, o grande problema é o excesso. Claro que no mundo que vivemos, até o ar que respiramos possui RL. Esse excesso sim é responsável pelo mal funcionamento e aparecimento de doenças no nosso organismo como o câncer, por exemplo. E é por isso que o consumo de antioxidantes se faz necessário, para evitar que esse excesso tome conta do nosso “corpitxo” e nos prejudique.

Depois dessa descoberta comecei a utilizar ele mais e vejam só… ele é um ótimo alimento para ser utilizado em pessoas que tem enjoos e/ou tonturas… Isso lembra alguém ou algum estado físico pelo qual a maioria das mulheres passa??? Gestação: é isso mesmo. Atenção gestantes, não que devam consumir quantidades exageradas de gengibre, mas colocar ele como tempero ou até mesmo mastigá-lo é uma ótima pedida para diminuir esses sintomas. Hoje existem no comércio balas de gengibre naturais que podem ser levadas na bolsa, hein, mas olhem os rótulos, os ingredientes devem conter apenas itens que vocês conheçam, se começar com muitos ANTES, conservantes, acidulantes, espessantes… CUIDADO! Produto artificial por perto). Sabiam que ele é bom também para curar ressaca??? É, pois é… quem sabe essa seja a explicação.

Vale lembrar também que ele é um ativador do organismo, ou seja, ajuda no processo de emagrecimento por acelerar o metabolismo… que delícia, não…

Bom, tai um grande ingrediente pra lá de oriental… Só tomem cuidado com a quantidade gente. O gengibre tem o sabor bem forte, por isso doses pequenas são indicadas.

Além de sucos, como tempero (Uhummmm, em carnes e legumes fica uma delícia),balasmastigá-lo, podemos utilizá-lo também como chá… ainda mais agora que está esfriando… E lembrem: chá de sachê não… O ideal é fazer a infusão dele e acrescentar um pedaço de gengibre para agregar propriedades.

Chá de agrião + abacaxi + gengibre e mel para gripe, tosse, resfriado… é show, vale a pena… Nesse caso vale ferver tudo (1 porção de cada) e acrescentar o mel no final, já na caneca.

Beijos amores!!! E um  bom restinho de semana para nós…

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags: , .

5 Comments

  1. Luana Mester
    Posted 21/03/2012 at 11:03 AM | Permalink

    Eu amo gengibre.
    Beijos

    http://www.decaronanamoda.com

    [RESPONDER]

  2. Posted 21/03/2012 at 12:07 PM | Permalink

    Eu adoro gengibre! Como muito no sushi ;) Tem uns em conserva que a gente usa em salada tbm!
    Mas nunca usei em sucos, deve ficar bom mesmo!!!

    [RESPONDER]

  3. Posted 21/03/2012 at 3:42 PM | Permalink

    No blog tem post pra lá de especial, tendências que estão super em alta nessa estação faça uma visita lá no blog e confira essas e outras novidades que rola por lá.
    Beijos, aguardo sua visita.
    http://www.meuestilogugafernandes.com.br

    [RESPONDER]

  4. Posted 21/03/2012 at 6:31 PM | Permalink

    Gente, não sabia de tudo isso! Amei ;)
    Beijinhos <3
    http://danischwanke.wordpress.com/

    [RESPONDER]

  5. Posted 21/03/2012 at 11:55 PM | Permalink

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Acesse a loja Amomuito.com

  • @jaquenasgueweitz

     
  • @graquiarelli