#PROJETO SAÚDE ACIMA DE TUDO#

comida-saudavel-e1365601183275Oi gatas, tudo certo?

Por aqui as coisas vão super bem também…

Para variar… viciei no Instagram… como muitas de vocês também… Mas algo que vem me chamando muito a atenção é o aumento do número de pessoas que estão se interessando cada dia mais em postar fotos de projeto saúde, projeto bunda dura, projeto tudo duro… enfim… e que vem com informações importantes e bem detalhadas, incentivando muita gente a entrar no esquema de uma vida mais saudável. Isso é muito bom mesmo… Exemplos fortes disso são:  GABRIELAPUGLIESI e IZA_GOULART que vieram na cabeça agora.

E como estamos começando a sentir que as temperaturas estão baixando mais no período da noite e logo logo durante o dia também, quero também incentivá-las ao projeto que poderíamos chamar de “chocolate, não sou sua fã”… Sabe por que? No dia 31 de março ganhei uma quantidade absurda de chocolate devido a Páscoa. As pessoas tem esse hábito que parece não mudar jamais. E o que fazer com tanto doce em casa  te “atiçando” a todo minuto?

Pois bem, com a diminuição da temperatura é normal nosso consumo por doces aumentar. Sabe por que?

Primeiro: o sabor do doce “parece” te dar a sensação do quente, ou seja, quanto mais frio estiver, mais doce o nosso corpo pedirá para aumentar a sensação de calor. Pode isso?

Segundo: quem comanda essa vontade de comer doce no nosso organismo é a serotonina que é formada a partir de nutrientes como a vitamina C e E, complexo B e o mineral Magnésio. Agora quem gosta de comer tanta folha verde e frutas assim no inverno? Porque é desses alimentos que vem todos esses nutrientes… e para somar a isso novamente a temperatura está envolvida, pois quanto mais água o alimento tem, maior será a sua sensação de amargo e azedo. Dai conseguimos entender porque no inverno a rúcula, por exemplo, fica tão amarga, ou as frutas ficam tão azedas.

Terceiro: normalmente a atividade física não está nos nossos planos, porque da aquela preguiça, não é… e com ela a produção de substâncias importantes para deixar bem longe a vontade de doce chegar diminui.

Então caras amigas… é isso, parece que no inverno as cosias não estão a nosso favor mesmo… e o que podemos fazer para melhorar esse desespero todo?

Vamos lá… dicas que vão te ajudar a não desistir do projeto e chegar no Verão de 2014 mais que demais…

1. A banana é nossa amiga. Ela tem substâncias que auxiliam no processo de fabricação de serotonina no nosso organismo. Opte por comê-la no período da noite com canela. Se preferir pode fazer ela frita em 1 pontinha de faca de óleo de coco na frigideira de teflon. Fica uma delícia e com certeza vai te deixar longe do ataque aos seus chocolates de Páscoa.

2. Abacate nesse “corpitcho”. Sim, ele não vai te engordar. A quantidade correta no dia são de 2 colheres de sopa ou 1 unidade de abacate por semana. Experimente deixá-lo na geladeira e servir como sorvete coberto com 1 fio de mel. Hum delícia… à noite também é bem vindo!

3. Cacau em pó pode! Mas cacau puro… daqueles bem amargos e impossível comer uma colherada sozinho. Experimente acrescentá-lo na banana, no abacate, salada de frutas e até na omelete… dá um gostinho de chocolate e te deixa livre do danadinho.

4. Não esqueça de fazer atividade física mesmo no frio. Os melhores horários são de manhã antes das 8h e às 18h… agora se você sente muita vontade de comer doce à noite, experimente ir às 18h para a academia. Quando chegar jante, ok… tipo salada + proteína + carboidrato integral. Te garanto que fome não existirá, diferente se ficar só na salada.

Gente… então agora que vocês já entenderam que seu corpo vai te “sabotar” mesmo nesse inverno, bora introduzir essas dicas no seu dia dia… assim você “sabota” é ele.

Beijo grande e até o próximo post!

Andressa Scarduelli – Nutricionista

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