NUTRIENTES… AI VOU EU…

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Então mais um mês chegou e com ele um novo post para vocês…

Algo que tem me chamado muito a atenção e que percebo que as pessoas se enganam fácil fácil é quanto a composição real dos produtos expostos nas prateleiras dos supermercados. As pessoas se deixam enganar pela mídia e acabam acreditando fielmente na sua composição pelo fato de não saberem muito sobre o assunto.

Quando pegamos algum produto nas mãos, a primeira atitude é olhar quantas calorias esse alimento possui. Mas eu pergunto? Vale mais a pena consumir 100 Kcal de chocolate ao leite ou 200 Kcal de abacate? Muitos teriam a primeira opção na ponta da língua, mas aqui vai a dica. Ao analisarmos um produto, mais importante que ver calorias é ir direto nas letrinhas miúdas onde descreve a composição do alimento, ou simplesmente, ingredientes. Acredito ser aí o ponto forte e onde conseguimos avaliar se aquele determinado alimento faz bem ou se é somente uma enganação. Primeira dica é sempre verificar se você conhece os ingredientes ali expostos.

Vejamos alguns exemplos:

Gelatina sabor morango zero

Ingredientes: gelatina, maltodextrina, sal, regulador de acidez citrato de sódio, acidulante ácido fumárico, aromatizante, edulcorantes artificiais: ciclamato de sódio, aspartame, sacarina sódica e acesulfame de potássio e corantes artificiais.

Composição:  9 Kcal em 28g, bom não?

CONTRA

Granola integral

Ingredientes: flocos de aveia, flocos de milho, melado, uva passas, óleo de milho, flocos de arroz, fibra e gérme de trigo, açúcar mascavo, coco ralado e gergelim.

Composição: 114 Kcal nas mesmas 28g do produto. Demais?

Pois é, o que essas informações me demonstram? A primeira opção tem uma quantidade de calorias quase nula, mas no entanto a quantidade de produtos químico que esse produto possui é imensa e vai prejudicar a saúde do organismo inteiro a começar pela sobrecarga química que isso vai gerar no fígado. A segunda opção tem uma quantidade de calorias bem maior, mas são todos produtos ricos em fibras e riquíssimos em nutrientes, os quais serão super aproveitados pelo nosso organismo aumentando assim o processo de desintoxicação do fígado e deixando o nosso metabolismo mais acelerado. Entendeu? A mídia coloca pra gente que o zero é o mais saudável, o light é o que emagrece, quando na verdade esse excesso de produtos químicos só vai prejudicar a sua saúde. Nós precisamos saber o que estamos colocando para dentro do nosso organismo. De nada adianta eu saber quantas calorias “tantas” gramas de determinado alimento tem se a sua composição não abastece meu corpo de nutrientes.

Então meninas e meninos… temos que ficar mais espertos no que estamos comendo se é alimento mesmo ou uma série de produtos químicos.

A dica é simples, saiba o que quer dizer os ingredientes, se começar a ter muitos nomes estranhos e desconhecidos é porque é produto químico na maioria dos casos. Prefira sempre alimentos reais e não formulações que simulam alimentos e que só envenenam seu corpo, ok!

Frutas, verduras, alimentos integrais, esqueça a quantidade de calorias… optem por comê-los pela quantidade de nutrientes que eles irão te oferecer.

1 unidade de abacate por semana não engorda, 1 unidade de banana por dia faz bem e 1/4 de manga por dia não vai criar barriga, ok!!!

Beijo e até o próximos post!!!

Andressa Scarduelli – Nutricionista

Ah, sugiram assuntos, assim vocês tiram suas dúvidas e os posts ficam mais direcionados ;)

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