Então, acredito que todos nós temos vidas corridas e que chegamos no final do dia exaustos com tudo que foi resolvido e vivido durante o dia. É muito normal eu ouvir das pessoas “Eu faço tudo certinho até a hora do jantar, ali me perco e vai tudo por água a baixo”. Pois é, por isso vou dar uma dica bem fácil para vocês se organizarem durante o dia e evitarem de chegar na hora do jantar e comer qualquer besteira. Claro que tudo isso requer uma organização, tem que tirar um tempinho para fazer e organizar o freezer.
A dica de hoje é o hambúrguer caseiro saudável… que nome enorme, não?! Mas ele é super fácil de fazer e super fácil de preparar na hora que a fome pega e já não se tem mais muita criatividade para a preparação de refeições elaboradas. Vocês podem fazer uma quantidade maior e deixar no freezer congelado em porções individuais. Na hora que chegar em casa é só colocar ele em uma frigideira com uma pontinha de faca de óleo de coco ou um fio de azeite de oliva e deixar grelhar. Enquanto isso acontece, dá super tempo, de jogar uma alface, alcelga, rúcula, agrião, couve… no prato com tomates cereja, cenouras baby (que nem precisa cozinhar), semente de girassol e mais algumas coisinhas que estiverem rolando na sua geladeira. Aqui vai mais uma dica: deixe as coisas já lavadas dentro da sua geladeira, super vale a pena, pois na hora da fome, realmente é só jogar no prato. Mas vamos a receita do dia!
Hambúrguer caseiro saudável:
Ingredientes
250g de patinho
5 c.s. de aveia em flocos finos
1 cebola
2 dentes de alho
1 c.s. de salsinha e cebolinha
4 c.s. de farinha de arroz
2 ovo caipira
½ c. de café de pimenta do reino
1 c.s. de shoyo (é opcional, pode só adicionar o sal)
1 c. chá de sal marinho
Modo de preparo
Pique a salsinha e a cebolinha. Bata a cebola no multiprocessador ou pique bem. Amasse os dentes de alho. Em uma travessa bata os ovos com um garfo, acrescente a cebola, o alho, a salsinha, a cebolinha, o sal, o shoyo e a pimenta. Acrescente a carne e a aveia mexendo bem. Por último, adicione a farinha de arroz. Molde os hambúrgueres (100g) com as mãos. Coloque em saquinhos plásticos e congele-os.
É importante lembrar de colocar a data nesses pacotes, eles duram em média 3 meses, ok. Ah e se quiserem eles podem ser assados, é só colocar em uma forma antiaderente e assar por 20 minutos a 250ºC. Ah, e essa receita praticamente não tem glúten, pois a aveia tem uma quantidade de glúten que, para quem não é celíaco, é tolerável, mas podemos tirar a aveia e acrescentar uma farinha de linhaça ou amaranto ou quinoa em flocos ou farinha de semente de girassol… fica ótimo também e varia a quantidade de grãos da sua refeição.
Gente, espero que tenha ajudado a deixar o jantar de vocês mais fácil e rápido!!!
Beijo grande e até o próximo post
Andressa Scarduelli – Nutricionista
