AÇAÍ… O BEM QUE VOCÊ ME FAZ!!!

Bom dia gente, tudo certinho? Todos bem e promovendo saúde? Pois ser fashion também é ter saúde para dar e vender ;)

Então, mais um ano chegando ao fim e com mais frequência tardes de calor nos acompanham. E isso é fantástico porque nosso paladar recebe bem melhor as frutas como lanchinhos devido a temperatura aumentada. E uma das frutas que tem a cara do verão e não pode de maneira alguma ficar de fora da nossa alimentação é o açaí. Isso mesmo… o AÇAÍ!!!

mascavo Brasil acaí

Muitas pessoas temem o consumo do açaí, pois ele é visto como uma fruta muito calórica. Ok, realmente ele é. Existem estudos que mostram a melhora da desnutrição em crianças que consumiram o açaí diariamente por pequenos períodos. Isso mostra o seu potente valor energético, mas já falamos aqui da importância do consumo de nutrientes e não só calorias. Energia é essencial para que nossas células tenham combustível necessário para, por exemplo, queimar aquelas gordurinhas… Pessoas mais informadas resumem o açaí como uma fruta com calorias do bem. E é isso que ela é!!! Uma fruta com inúmeras qualidades nutricionais.

O açaí possui uma polpa oleaginosa (assim como as castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias…), por isso é fonte de lipídeos, além de proteínas, fibras, alguns minerais como manganês, cromo, boro, ferro e o mais importante, é uma super fonte de ANTIOXIDANTES.

Antioxidantes são moléculas capazes de inibir a oxidação de outras moléculas. A oxidação é uma reação química que permite a troca de elétrons e hidrogênio entre  substâncias. Essas reações podem gerar radicais livres, que são substâncias necessárias para a formação e realização de inúmeras reações químicas no nosso organismo, mas em excesso, essas substâncias podem atingir as células danificando-as ou até mesmo causando a sua morte. Ai que está o problema, pois o aumento de radicais livres pode levar ao aumentos de riscos de desenvolvimentos de doenças como o câncer, doenças no sistema cardiovascular e até cataratas, além claro do aceleramento do envelhecimento.

Pensem nas suas tarde, após algum stress no trabalho uma tigela de açaí… recheada de nutrientes que só farão seu organismo se recompor após a produção excessiva de radicais livres que todo esse stress provocou. Se convenceram? E mais, podemos enriquecer mais ainda essa tigela do bem com frutas como a manga e o morango que são frutas com uma atividade antioxidante até maior que a do açaí. A banana também entra como um aliado nessa busca em manter o organismo em equilíbrio, pois é uma fonte de serotonina, um neurotransmissor que nos mantém com o humor em ordem, boa opção para os fins de tarde quando queremos atacar tudo… Além disso, não poderia faltar os cereais,  como a granola e a aveia que são ótimos itens para enriquecer e acompanhar a sua super tigela.

Ah, para os praticantes de atividade física, essa tigela é uma ótima opção pré treino!!! É tudo que você precisa para se exercitar bem com muita energia.

Mas quanto comer? Claro que não podemos e nem devemos ingerir quilos de açaí diariamente, lembrem que tudo em excesso não é legal. Uma tigela de 250 gramas está de bom tamanho, com essa quantidade você já terá todos esses benefícios.

Então vamos que vamos… Comer é fundamental para se ter nutrientes suficientes para que nosso organismo trabalhe de forma correta.

Espero que aproveitem a dica… e até o próximo post!

Andressa Scarduelli – Nutricionista e proprietária da Mascavo Brasil

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One Comment

  1. Posted 12/11/2013 at 3:24 PM | Permalink

    Açaí pra mim tem cara de praia, então eu amo!

    [RESPONDER]

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